A SENCE

A Secretaria Nacional de Casas de Estudantes é um movimento social autônomo, independente e apartidário (mas não antipartidário) que se organiza de forma horizontal (sem direções centralizadas) através de colegiado.

Formada nos encontros nacionais, composta pelas/os coordenadoras/es eleitas/os no encontro regional, sendo 05 representantes de cada região.

Composta por Coordenadoria: Administrativa; de Cultura; de Finanças; de Comunicação; de Política; e Diversidade.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Fotos do Ato das/os residentes do Maranhão

Segue o blog do Movimento de Casas de Estudantes do Maranhão
http://mocem.wordpress.com/

e algumas fotos do Ato.






Movimento de Casas de Estudantes
Enviado por Ana
postado por danilo,
sencenne coord nacional

NOTA DE ESCLARECIMENTO – MOVIMENTO PRÓ-CASA DE ESTUDANTE

Notícia veiculada no site da UFMA pela ASCOM: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9823

NOTA DE ESCLARECIMENTO – MOVIMENTO PRÓ-CASA DE ESTUDANTE

O Movimento de Estudantes, denominado Pró-Casa vem por meio desde esclarecer algumas notícias veiculadas pela Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (ASCOM) a cerca do legítimo Ato organizado por vários estudantes reunidos no ultimo dia 15 de dezembro em prol de uma Assistência Estudantil de qualidade, em especial à ampliação do Programa de Moradia Estudantil desta Universidade.

É lamentável o papel que a ASCOM, referendada pela administração Superior desta Universidade, vem se prestando ao vincular notícias parciais, destorcidas e muitas vezes criminalizando as legítimas manifestações estudantis, a exemplo do referido Ato.

Segundo a reportagem o reitor Natalino Salgado afirma que “há uma ampla e constante preocupação com a melhoria da assistência estudantil dessa Universidade”, porém não é isso que é visto no cotidiano dos estudantes da UFMA. De fato houve um incremento em alguns programas de “assistência estudantil”, porém foi insignificante em relação à crescente demanda de estudantes carentes. Tivemos, com o REUNI, um aumento das vagas e dos campi, porem, sem condições estruturais, pedagógicas e de permanência. Isso devido ao projeto do governo federal de ampliação do numero de vagas nas universidades. As filas do Restaurante Universitário (RU) ainda são enormes, os bolsistas recebem uma das menos bolsas entre as federais para serem sobrecarregados em trabalhos administrativos. Além disso, nenhum dos campi do continente possuem programas mínimos RU, moradia estudantil, espaços de convivência, programas de língua, etc. Se a situação é precária no campus sede, nos demais é pior ainda. Ou seja, nenhuma revolução foi feita na assistência estudantil. A assistência estudantil desta universidade está muito aquém do mínimo necessário.

O mais repudiante e desrespeitoso foi o reitor tratar o direito à moradia como “privilégio de poucos”. Chamar aqueles que precisam de moradia estudantil para continuar seus estudos de PRIVILEGIADOS. Seu ato só revela descaso e temor àqueles que discordam de política para com a UFMA. Pois somos contra a banalização da educação. Á precarização da UFMA.

O crescimento desta universidade tem se dado de forma desordenada e sem qualidade. Somos uma universidade, promotores do conhecimento. Devemos honrar esse título. Se temos 3 mil estudantes carentes, os 3 mil estudantes devem ser assistido, e SEM EXCEÇÃO.

A reportagem, que em nenhum momento procurou o movimento para escutar sua versão dos fatos, tenta marginalizá-los e distorce os fatos, tentando induzir a comunidade acadêmica a acreditar que era um movimento de cunho individualista e que não estávamos preocupados com os demais estudantes.

Os estudantes lá presentes sempre estiveram presentes em outras lutas, tais como a ampliação do RU, aumentos das bolsas de alimentação e trabalho, além do aumento do valor da bolsa trabalho, enfim, uma assistência estudantil de qualidade que contemple tod@s que dela precise. Temos clareza que de todas as condições de vulnerabilidade econômica os estudantes que necessitam de moradia estudantil estão entre os mais necessitados e descriminados, sendo muito perceptível na fala do Reitor Natalino Salgado.

Dos poucos programas de assistência estudantil esse é o mais marginalizado. Há mais de 10 anos essa Universidade atente à mesma quantidade de estudantes que necessitam de moradia (cerca de 80). Das 3 residências apenas 2 têm sede própria, sendo que nossa luta não é para que os estudantes que moram nas sedes próprias saiam destas e vão para a tão sonhada casa no campus. O objetivo é que essa nova residência abrigue novos estudantes, ampliando esse programa que ainda hoje é tão precário.

Segundo pesquisa da Associação dos Reitores das Universidades Federais, 12.4% dos estudantes precisam, potencialmente, de moradia estudantil. Atualmente a UFMA atente a menos de 1%. Muitos são os relatos de estudantes que passam no vestibular, mas, não iniciam seus cursos porque não têm condições de moradias e as atuais residências estão superlotadas. Infelizmente o reitor dessa universidade trata essa questão como “PRIVILÉGIO DE UM PEQUENO GRUPO”.

Sabemos que questões que envolvem a não entrega da Casa aos estudantes vão muito alem da suposta “preocupação da atual gestão com propostas mais viáveis e mais abrangentes de assistência social a estudantes carentes”.

Porém estamos atentos e faremos de tudo, seja pela via judicial, seja pela mobilização direta, para garantir condições dignas e igualitárias a todos os estudantes dessa Universidade.

Acreditamos que o conjunto de estudantes dessa universidade são solidários a essas reinvidicações e estarão sempre dispostos à lutarem por uma assistência estudantil de qualidade e por uma UFMA democracia.


Movimento Pró-Casa; REUFMA; LURAGB; ANEL; Ex-moradores da REUFMA

Enviado por Aramys Silva dos Reis
Postado por Danilo, historia ufs
sencene coord nacional / sence coord finanças

NOTA DA ANEL-MA SOBRE O ATO DOS ESTUDANTES DAS CASAS UNIVERSITÁRIAS

A luta por moradia estudantil de qualidade que atenda a demanda dos estudantes é uma bandeira permanente dos estudantes moradores de casas universitárias aqui na UFMA, como deve ser no Brasil inteiro.

Na manhã desta quarta-feira (15/12) , estudantes realizaram manifestação no prédio da Reitoria e ocuparam temporiamente aquele espaço, para denunciar a administração de Natalino,que se nega a entregar a residência universitária em construção há 5 anos no campus do Bacanga.

Nós da ANEL apoiamos e nos solidarizamos com a luta por mais verbas destinadas para a assistência estudantil e entendemos que a assistência estudantil faz parte de uma defesa histórica da qualidade do ensino. Defendemos a entrega imediata da casa no Campus, bem como sua ampliação; construção de residências estudantis nos campi do interior do Estado, gratuidade do RU, transporte para estudante dos campi do interior.

Repudiamos a ação do reitor Natalino Salgado, que negligencia as reivindicações, e criminaliza toda e qualquer reivindicação estudantil. Nós persistiremos na luta em defesa da qualidade do ensino e por uma assistência estudantil digna.
São Luís, dezembro de 2010.

Enviado por Zeca (ANEL-SE)
Postado por Danilo (historia ufs)
sence coord finanças

MOCEM - MORADORES DAS RESIDENCIAS DA UFMA COBRAM A CASA DO CAMPUS!

Venho através deste comunicado, informar a todos que a as residencias da UFMA, no dia 15, quarta feira do corrente mês, fizeram uma mobilização no campus do bacanga UFMA.

A NOSSA reividicação foi a respeito da casa no campus, que desde da ocupação de 2007, foi acordado a construção da residencia dentro do campus, e que ao final do prazo, n recebemos nada. a casa continuou parada e agoar esta sendo destinada para outros fins.

segue a nota da UFMA, nota esta que fou publica no mesmo dia.
http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9823
(...)
abraços companheiros

Enviado por Anatália (UFMA)
Postado por Danilo, UFS
sence coord finanças

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

reunião da SENCE sáb 18/12/2010 às 20:30h (bsb)

Conforme acordado na última reunião virtual (09/12/10), a próxima reunião será sábado dia 18/12/10 às 20:30h horario de brasilia no MSN da SENCE: group361034@groupsim.com

proposta de pauta:
  • CONEB
  • Possivel encontro no rio, da sence,
  • atribuições das coordenações
  • finanças da SENCE
  • pré-ence pe pendências
  • jornal da SENCE
  • bandeira de luta da SENCE
bezus e abraços
danilo, ufs
sence coord finanças

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Moradores vivem em condições precárias nas Casas do Estudante do Recife

http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/denuncia/2010/11/18/VID,19192,4,488,VIDEOS,879-MORADORES-VIVEM-CONDICOES-PRECARIAS-CASAS-ESTUDANTE-RECIFE.aspx

galera a entrevista da rede globo as CEUs- UFPE apos o nosso Ato publico contra o descaso da universidade em relação as reformas das CEUs.....video e entrevista.

xeros a todos/as

Enviado pela querida Tuca (CEUs-UFPE) =D
Postado por Danilo (UFS)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

SENCE no Twitter!!

Acompanhe a SENCE no Twitter para saber mais sobre a Secretaria Nacional de Casas de Estudantes


Seja também uma colaboradora/or da SENCE.
Basta enviar um e-mail pra sencebrasil@gmail.com se disponibilizando.

Abraços
danilo, historia ufs
sence coord finanças

sábado, 4 de dezembro de 2010

AUTORITARISMO NO IFCS!/ ALOJAMENTO EM FOCO.


AUTORITARISMO NO IFCS!


Conforme me foi relatado, aproximadamente 8 estudantes que estariam usando algum tipo de droga nas dependências do IFCS, foram presos pela Polícia Federal dentro do prédio e acompanhados por autoridades da Universidade, hoje pela manhã.
Um ato puramente autoritário e repressor, que simplesmente não funciona, já que o uso de autoridade para reprimir essas atitudes consideradas "erradas" nunca deu e nem vai dar nenhum resultado positivo. Até porque se interessasse ao governo e as autoridades públicas resolver de fato a questão, não tomariam medidas de força para impor "autoridade" sobre os estudantes.
Portanto diante do fato há necessidade da nossa mobilização para repudiar esse ato, não apenas por uma questão de ser contra ou a favor do uso das drogas dentro das universidades, mas pelo método autoritário para tratar a questão e a forma de abordagem do problema. Se não nos manifestamos agora corremos o risco do autoritarismo se instalar nas universidades, lugar onde não deveria haver espaço para isso.

ALOJAMENTO EM FOCO.

Um agente da Polícia federal, durante a invasão hoje no IFCS, citou o alojamento para um aluno que estava sendo revistado. Segundo o agente, o alojamento também deve ser invadido porque há informações de dois "infiltrados" sobre o consumo de drogas.
Novamente o alojamento é foco de medidas reacionários e criminalização do espaço que há muito vem sendo negligenciado pela toda poderoso Universidade Federal do Rio de janeiro - UFRJ.
O alojamento não tem o menor receio que a Polícia Federal entre no prédio desde que venha munida de um mandado judicial, pois a lei é para ser cumprida por todos. Ademais, sugiro aos "infiltrados" que os convide para que a invasão seja na hora do café, pois, desta forma poderemos todos comungar de mais um momento agradável com os policiais os quais são corretos, honestos e
estão muitos preocupados com o consumo de drogas, por isso eles não estão vigiando as fronteiras.
Desde já deixamos claro nosso total repudio as ações de repreensão nos espaços populares da cidade, que agora chegar a universidade.
Não acreditamos que o problema do consumo de droga se resolva com medidas isoladas e repressivas, não se trata deste ou daquele sujeito o problema é muito mais amplo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes