A aprovação de pontos estruturantes contemplados no documento denominado Carta de Palmas foi considerada muito importante no final da 1ª Reunião Ordinária da Regional Norte-Nordeste do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), na manhã desta sexta-feira (27), no auditório do Bloco IV - na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas. Durante três dias, pró-reitores de 15 Universidades das duas regiões estiveram discutindo temas como Restaurante Universitário, Programas de Permanência e Residências Universitárias, PNAES e Política de Promoção Estudantil. Hoje, pela manhã, foi elaborada a Ata, com as decisões tomadas no encontro, e aprovada também a Carta de Palmas. De acordo com o coordenador da regional Norte-Nordeste do Fonaprace, Valberes Nascimento (UFRPE), o documento envolve três pontos importantes como a necessidade de restaurante universitário nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs), residências universitárias e o desenvolvimento de um programa de prevenção e combate ao uso de álcool e outras drogas nas IFEs, além “da criação de pró-reitorias exclusivas para assuntos estudantis, nas universidades que não possuem”, disse. A pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFT, Valéria Momenté, avaliou o encontro como muito produtivo. “Foi muito positivo porque a Carta de Palmas contempla uma questão importante hoje em dia nas IFES, que é a prevenção e o combate ao uso de drogas. Foi um marco da reunião aqui em Palmas”, destacou. Valberes disse também que a Carta de Palmas será apresentada à coordenação nacional do Fonaprace, durante encontro que acontecerá de 27 a 29 de outubro na Ilha de Itamaracá, Recife (PE). O coordenador informou que se aprovada no encontro nacional, a Carta de Palmas será encaminhada à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para que as ações sejam mais embasadas. Sobre a realização do evento na capital, ele disse que superou as expectativas. “O encontro de Palmas foi um dos melhores que a regional Norte-Nordeste já teve oportunidade de realizar”, afirmou. Notícia do site :http://www.noticias.uft.edu.br/index.php?option=com_content&task=view&id=39175&Itemid=1 Postado por: Comunicação da SENCE (Idayana Marinho-UFPE) |
1 comentários:
Muito produtivo, positivo, redutivo, rsrss
Redução dos quatro grupos de discussões tidos até então, para três grupos, sendo assim, menos coisas positivas irão ser discutidas. Ou, será que é melhor qualidade do que quantidade? Ou será que é melhor discutir mais coisas com qualidade?
1 - Composição/Recomposição de recursos humanos para a assistência estudantil, incluindo assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e técnicos administrativos;......???
2 - Criação de Pró-Reitorias específicas para a assistência estudantil em todas as IFES; ....?
3 – Elaboração de políticas enérgicas de prevenção e combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas para as IFES.
Com exceção dos dois primeiros “pontos estruturantes” o terceiro ponto me parece o único a trazer algo novo.
ass, Nykey
Postar um comentário