1- No dia 07 de abril de 2008, cerca de 500 estudantes da UnB reunidos em assembléia geral decidem ocupar todo o prédio da reitoria da universidade até que o então reitor Timothy Mulholland renuncie o seu cargo. Para tal, esses mesmo estudantes entraram em confronto com os seguranças que protegiam a rampa de acesso, praticaram “desobediência civil” e, por fim, conquistaram a renúncia do reitor.
2 - No dia 15 de dezembro de 2009, tem início a série de protestos por parte de estudantes da UnB contra o ex-governador José Roberto Arruda, acusado de comandar o “mensalão do DEM” - esquema de cobrança de propina e pagamento de mesadas a políticos aliados. Após várias semanas de confrontos diretos com a polícia, ocupações, barricadas e - note-se – “pneus queimados”, o governador é preso e, por fim, também renuncia o cargo.
3 - No dia 3 de junho de 2011, dois moradores regulares da Casa do Estudante (CEU) são detidos pela Polícia Militar dentro de suas residências, sem mandato de prisão, algemados, jogados no camburão e encaminhados à carceragem da P.F, onde ficaram detidos por cerca de 40 horas, sem ao menos que suas famílias fossem avisadas. Lá, foram tratados com criminosos, expostos a situação de perigo e lesados moralmente. O motivo? Atear fogo em entulhos dentro de um contêiner de lixo como forma de protesto. O ato foi uma resposta ao arrombamento de apartamentos, violação de Direitos Humanos e coações cotidianas, relacionados à desocupação irresponsável e violenta da CEU. Tal ato não ofereceu risco à integridade física de qualquer pessoa, como registrado em fotos e vídeo http://www.youtube.com/user/pelaautogestao. A própria UnB por meio da segurança chamou a polícia para reprimir o ato político e transformá-lo em criminoso.
Os eventos supracitados se correlacionam por retratarem estudantes em movimentAÇÃO. Ainda assim, se nos casos 1 e 2 a comunidade estudantil foi, por assim dizer, mobilizada, já em relação ao último a sensação é de indiferença generalizada. Qual será o abismo que separa o universo d@s moradores da CEU em relação aos demais estudantes da universidade? Será estético, epistêmico, classista, étnico? A problemática demonstra como que uma coisa em todo caso é certa: certos dramas não atravessam todos os corpos, ou seja, simplesmente não interessam algumas pessoas. E você, se sente comovido com esta situação ou ela simplesmente não te afeta? Se ainda houver indignação...
Guilherme Moura, estudante da UnB
Vídeo do estudante preso: http://www.youtube.com/user/pelaautogestao#p/u/15/JgVd36IX90s.
Vídeo do segurança dizendo para não apagar o fogo: http://www.youtube.com/user/pelaautogestao#p/u/16/X4LoakQxVWg.
Outros vídeos: http://www.youtube.com/user/pelaautogestao.
Vídeo do estudante preso: http://www.youtube.com/user/pelaautogestao#p/u/15/JgVd36IX90s.
Vídeo do segurança dizendo para não apagar o fogo: http://www.youtube.com/user/pelaautogestao#p/u/16/X4LoakQxVWg.
Outros vídeos: http://www.youtube.com/user/pelaautogestao.
1 comentários:
Ta mas se é alguma pessoa qqr que tivesse colocado fogo no bagulho teriam sido presas e td mundo acharia certo, aí qd é com estudantes é um horror! e pra protestar não precisa destruir patrimonio publico, os tais conteiner. Tudo bem que a forma como foram levados pelos policiais talvez esteja erada, contestar isso está certo, mas o fato de serem detidos tbm? ..nós estudantes temos a mania de achar q podemos td e que por sermos estudantes reivindicando qqr coisa podemos td e as leis (independentes de serem boas ou nao) nao se aplicam a nós.. vamos acordar né galera
Postar um comentário