quarta-feira, 29 de abril de 2009

Proposta de parceria da SENCE com a FEOP

Pessoal deêm uma olhada na proposta do nosso companheiro Danilo de parceria da SENCE com o Forum dos Estudantes de Origem Popular.

FNEOP – Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular

Carta aberta ao Movimento de Casas de Estudantes reunido no XXXIII Encontro Nacional de Casas de Estudantes

O Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular é um espaço político de proposições e formulações das/os estudantes de origem popular no que tange as questões que envolvem ingresso e permanência com qualidade na universidade.

Consciente do histórico perfil elitizado da Universidade pública brasileira e firme na defesa da assistência estudantil como um direito dos/as estudantes de origem popular, o Fneop reafirma a importância da união, do reconhecimento e fortalecimento de todos os movimentos populares. Neste sentido, propõem à plenária aqui reunida a parceria entre o Movimento de Casas de Estudantes, organizado nacionalmente na SENCE – Secretaria Nacional de Casas de Estudantes e o Fneop a fim de unificarmos a luta em defesa dos direitos das/os estudantes de origem popular.

Em Sergipe, esta união resultou em diversos encontros destacando-se dois, em especial, que colocaram a assistência estudantil em evidência na UFS. Em agosto de 2007, foi realizado o I Fórum de Estudantes de Origem Popular de Sergipe e em setembro de 2008 aconteceu o XII Encontro Norte e Nordeste de Casas de Estudantes. Ambos reafirmaram a Assistência Estudantil como um direito e mostraram que as/os estudantes de origem popular estão organizadas/os e dispostas/os à luta.

Para dar continuidade a essa luta unificada propomos no último Encontro Nacional do FEOP (março de 2009) a formalização destas parcerias que já acontecem em alguns lugares. Com isso buscamos dar maior visibilidade aos movimentos estudantis populares e assim fortalecer cada vez mais as lutas em defesa de uma universidade pública que seja verdadeiramente democrática e popular.

Sendo assim, desejamos que a plenária final do 33º ENCE firme a parceria da SENCE com o FNEOP e que em cada universidade que ambos estejam organizados tenham uma relação estreita e fraterna, forte na luta por uma assistência estudantil de qualidade.

Atenciosamente,
Danilo Kamarov,
Representante Nacional do Fórum de Estudantes de Origem Popular
Secretaria de Gênero da Regional Norte Nordeste das Casas de Estudantes

3 comentários:

FEOP disse...

Olá! Valeu a divulgação aê.

Destaco que partiu do Feop/se a carta de parceria e que foi no FNEOP - Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular - que saiu a proposta. Como até o último dia estava tudo certo para a UFS participar do ENCE 2009 não deu tempo de articular com outra delegação a apresentação da carta do Feop.

De qualquer forma, o canal de diálogo está aberto.
Valeu!!

Força na luta - para todas/os nós.
danilo,fneop
feop.blogspot.com
danilokamarov@gmail.com

Nélia disse...

Ok! Danilo, vamos esperar os comentários, mas desde já acho muito importante este diálogo. Fui e sou conexista e sei da importância de um forúm como este.

Débora UFPB disse...

Imprescindivel! =]

Aglutinar e lutar! =}

Beijooos!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes