quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fonaprace Norte-Nordeste termina com aprovação da Carta de Palmas




A aprovação de pontos estruturantes contemplados no documento denominado Carta de Palmas foi considerada muito importante no final da 1ª Reunião Ordinária da Regional Norte-Nordeste do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), na manhã desta sexta-feira (27), no auditório do Bloco IV - na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas. Durante três dias, pró-reitores de 15 Universidades das duas regiões estiveram discutindo temas como Restaurante Universitário, Programas de Permanência e Residências Universitárias, PNAES e Política de Promoção Estudantil.

Hoje, pela manhã, foi elaborada a Ata, com as decisões tomadas no encontro, e aprovada também a Carta de Palmas. De acordo com o coordenador da regional Norte-Nordeste do Fonaprace, Valberes Nascimento (UFRPE), o documento envolve três pontos importantes como a necessidade de restaurante universitário nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs), residências universitárias e o desenvolvimento de um programa de prevenção e combate ao uso de álcool e outras drogas nas IFEs, além “da criação de pró-reitorias exclusivas para assuntos estudantis, nas universidades que não possuem”, disse.


A pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFT, Valéria Momenté, avaliou o encontro como muito produtivo. “Foi muito positivo porque a Carta de Palmas contempla uma questão importante hoje em dia nas IFES, que é a prevenção e o combate ao uso de drogas. Foi um marco da reunião aqui em Palmas”, destacou. Valberes disse também que a Carta de Palmas será apresentada à coordenação nacional do Fonaprace, durante encontro que acontecerá de 27 a 29 de outubro na Ilha de Itamaracá, Recife (PE).

O coordenador informou que se aprovada no encontro nacional, a Carta de Palmas será encaminhada à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para que as ações sejam mais embasadas. Sobre a realização do evento na capital, ele disse que superou as expectativas. “O encontro de Palmas foi um dos melhores que a regional Norte-Nordeste já teve oportunidade de realizar”, afirmou.


Postado por: Comunicação da SENCE
 (Idayana Marinho-UFPE)

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito produtivo, positivo, redutivo, rsrss
Redução dos quatro grupos de discussões tidos até então, para três grupos, sendo assim, menos coisas positivas irão ser discutidas. Ou, será que é melhor qualidade do que quantidade? Ou será que é melhor discutir mais coisas com qualidade?

1 - Composição/Recomposição de recursos humanos para a assistência estudantil, incluindo assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e técnicos administrativos;......???
2 - Criação de Pró-Reitorias específicas para a assistência estudantil em todas as IFES; ....?
3 – Elaboração de políticas enérgicas de prevenção e combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas para as IFES.

Com exceção dos dois primeiros “pontos estruturantes” o terceiro ponto me parece o único a trazer algo novo.

ass, Nykey

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes