domingo, 12 de julho de 2009

Relatoria do III Pré-Ennece (Alagoinhas/Ba)

III PRÉ-ENNECE, ALAGOINHAS/BA – 08 a 10 de julho de 2009
"Seminário de Construção do XII Encontro Norte e Nordeste de Casas de Estudante"

Relatoria

Quarta 08/07/09
Aos oito dias do mês de julho do ano de dois mil e nove, realizou-se mais um pré-encontro norte/nordeste de casas de estudantes. O evento sediado em Alagoinhas, escolhido em setembro de dois mil e oito no XII ENNECE (UFS), tem por finalidade aprimorar o projeto do encontro que será realizado em Natal/Rio Grande do Norte, entre os dias três a sete de setembro do ano corrente.

Pela manhã ocorreu a recepção pela organização da UNEB (anfitriã do evento) da chegada dos e das representantes das casas de estudantes da UFS, da ACEB (Associação de casas de estudantes da Bahia), da UFRN e UNEB Valença. Almoçamos e à tarde iniciamos as atividades definindo a seguinte programação:

Assim começamos com a leitura da plenária final do XII ENNECE ocorrido ano passado (2008) na UFS (SE). Em seguida foi apresentado o FEOP Fórum de Estudantes de Origem Popular, sua agenda propositiva e a relação que busca ao propor parceria com a SENCE / Movimento de Casas.

Ainda pela tarde invertemos a programação inicialmente acordada e passamos à apresentação do projeto pela delegação do Rio Grande do Norte, escola sede do XIII ENNECE 2009. Depois os representantes da ACEB apresentaram a entidade e ao final da apresentação fomos jantar ficando acordado que a discussão do projeto do XIII ENNECE aconteceria amanhã (quinta), pela manhã, e que à noite discutiríamos um pouco mais sobre a ACEB e também sobre conjuntura local e nacional.

No turno da noite nos aprofundamos no debate sobre a ACEB e a SENCE destacando a má compreensão dessa discussão ocorrida no ENCE 2009 (PA) a partir de um GD e da proposta levada à plenária final e da importância de continuar esta discussão no XIII ENNECE, desta vez como Mesa, a fim de se levar novamente ao ENCE, agora com um debate mais aprofundado. Também discutimos como a SENCE vem atuando, a opção de se manter como Movimento Social e o novo modelo de organização com financiamento e intervenções locais.

Como o debate se mostrava necessário deixamos a análise de conjuntura para o outro dia pela manhã, ficando a programação assim: 07: 00 – Café da manhã / 08: 00h – Análise de conjuntura / 09: 00h – Discussão do Projeto / 12 : 00h Almoço. O restante do dia segue a programação normal.

Ainda no turno da manhã do dia seguinte, foi lido projeto e realizaram-se algumas alterações no mesmo. Houve uma intensa discussão levantada pelo representante do FEOP/SE para compreender o caráter da parceria entre os Movimentos FEOP e SENCE. Os (as) presentes acordaram que haveria uma discussão mais ampla em Natal, sendo importante decidir de maneira coletiva. Avançando nas discussões, sugestões de alteração do tema, sendo feita. O tema do pré-projeto foi alterado, num regime de votação com os (as) presentes. A proposta que ganhou obteve oito votos, sendo feita as devidas complementações.

Tendo em vista a necessidade de se fazer uma auto critica da atuação da SENCE diante da diversidade de casas, foi deliberado pelo (as) presentes a inclusão de mais uma Mesa.

No turno da tarde, houve um debate ‘acalourado’ para ser incluso alguns GD`s (grupos de discussões). Participantes presentes sentiam necessidades de colocar demandas urgentes, recentes ou exclusas de outros encontros. De todo o modo, a CO-PRÉ-ENNECE e membros da CO-ENNECE, buscaram de toda a forma a inclusão das demandas propostas. Foram sugeridos treze GD`s pelo publico presente. A CO-ENNECE, defendeu um número reduzido de GD`s, por conta do tempo pequeno que terão na Plenária Final. Assim sendo, ficou organizado dez GD`s, já sendo feitas devidas alterações. Como a discussão não contemplou a todos (as), o debate estendeu-se até o turno da noite. Antes de encerrar esse momento, os dois representantes da ACEB precisaram viajar.

Na sexta-feira e último dia do III PRÉ-ENNECE, as atividades começaram com a palestra da Professora Doutoranda Edleusa Nery Garrido, docente auxiliar da UNEB e que proferiu a palestra: "O Impacto da Moradia Estudantil na Formação do Estudante do Ensino Superior", produzindo um excelente momento para entender o contexto histórico da educação no país. Garrido falou para um público pequeno, no entanto as perguntas foram muitas, refletindo a importância da discussão para os (as) presentes. O público fez uma pausa para o almoço, e no turno vespertino, foi feito os últimos ‘ajustes’, repensando a programação. Ainda no mesmo momento, foi elaborado o Regimento Interno do XIII ENNECE, seguindo de uma rodada de confraternização dos (as) presentes, encerrando o evento. Nada mais havendo a discutir, eu, Djalma Diniz lavro a ata do evento com a aprovação dos (as) presentes.

Ana Teresa Ferreira
Wellington Ferreira Santos
Luanda Kívia de Oliveira Rodrigues
Pedro Erton Queirós
Danilo Kamarov
Olívia Santos do Nascimento
Alex de Araújo Cruz
Jéferson Bispo dos Santos
Inácia dos Santos
Verônica da Cruz de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes