terça-feira, 22 de setembro de 2009

XIII ENNECE (RN) PLENÁRIA FINAL

*Os Grupos de Discussão tiveram teto de 3 propostas*


GD 1 – Rubrica Especifica (Moderadora Andréa e moderador Luciano)

  1. Lutar pela composição paritária nos conselhos superiores das Universidades. APROVADA

  1. Lutar para que 20% do orçamento das universidades seja destinado diretamente para o fundo de Assistência Estudantil, que entre como Lei no regulamento das Universidades. APROVADA

GD 2 – Gênero e Diversidade Sexual (Moderador: Danilo Kamarov)

  1. Adotar ações afirmativas de gênero e diversidade sexual, entre outras, nos documentos e ações da SENCE, como desmasculinizar o português e valorizar o conhecimento produzido por mulheres. APROVADA

  1. Incentivar o processo de auto-organização das mulheres e dos homossexuais. APROVADA

  1. Que a Coordenação de Gêneros da SENCE e SENCENNE mude para Coordenação de Combate a Opressões. Aprovada

GD 3 – Bolsa tipo 2: Descomprometimento ou desmobilização? (Moderador: Hermes )

  1. Quando não existirem Casas de estudantes construídas, a instituição de ensino deve se responsabilizar pelo aluguel e manutenção das mesmas, em caráter de urgência, porém “provisória”. Aprovada

  1. Que as casas venham buscar junto às instituições responsáveis pelas bolsas tipos 2, uma maior transparência da origem e destinação dos recursos destinado a esta assistência. Aprovada

  1. Que as casas convidem os bolsistas para debater sobre a importância das casas de estudantes em contraponto a bolsa tipo 2. Aprovada

GD 4 – Novo vestibular e o ENEM – Em uma perspectiva étnica (Moderadora Paloma Teles)

  1. Aumentar o número de cursinhos comunitários, que sejam realizados através da parceria com os governos dos estados e as universidades, sendo estes direcionados para alunos de origem popular. Aprovada.

  1. Continuar a fomentar discussões, elaborar estratégias e implementar ações sobre a permanência de alunos de origem popular nas universidades publicas e privadas, buscando que a mesma garanta politicas públicas de assistência estudantil. APROVADA

GD 5 – Como despertar o interesse pelos movimentos sociais (Moderadora: Gaby)

  1. Buscar articular os residentes que participam do movimento estudantil e/ou social, visando integra-los ao debate de movimento de casas. APROVADA

  1. Criação de estratégias para que os espaços de discussões sejam realizados nos alojamentos ou em espaços que exijam a presença dos estudantes, de acordo com a realidade local. APROVADA

  1. Que nas culturais e no decorrer dos encontros hajam espaços de divulgação de trabalho de diferentes movimentos sociais (trabalhos com artesanato, artes, música, etc.) e exposição de trabalhos acadêmicos ligados à área social. APROVADA

GD 6 – Formas de organização: Aquisição de recursos e Meio Ambiente. (Moderador: Djalma )

  1. Cobrar das instituições o cumprimento do decreto federal 5940/06, que exige implantação de uma COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA. Vale salientar que os/as representantes das residências não federais ficam responsáveis por realizar a coleta junto a suas instituições. Aprovada

  1. As residências das IFES viabilizarão eventos sociais, de caráter lúdico e político, cujo objetivo é arrecadar recursos que podem ser direcionados para situações emergenciais. E para casas não-Federais, que não possuírem uma ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL efetiva, produzir eventos sociais, de caráter lúdico e político, cujo objetivo é captar recursos que podem ser direcionados para necessidades básicas. APROVADA

  1. As casas que não possuírem estatuto deverão elaborar e cobrar das instituições de ensino a legitimação do mesmo. Aprovada

GD 7 – Cultura e lazer (Moderador: Marcelo Lemos)

  1. Tendo em vista que, a construção da identidade de residente é uma das principais bandeiras desse movimento, propomos que a abertura do encontro às delegações de cada estado fosse apresentada e que cada representante da sua residência que se sentir a vontade apresente em vídeo ou slide de 5 minutos a sua residência e que no final mostre a sua cultura local. APROVADA

  1. Que as residências locais promovam as competições esportivas em seus estados, e que as finais e as premiações sejam no ENNECE. Essas competições vêm com intuito de maior integração, e também para arrecadar recursos para SENCENNE. APROVADA

  1. Lutar contra o projeto de lei que restringe a meia entrada e contra o monopólio da UNE na emissão das carteiras estudantis. APROVADA

GD 8 – O lugar da extensão nas universidades. (Moderadora Valesca e moderador Pro-Reior da UFRN)

  1. Que a SENCENNE e o FEOP lutem pela criação de agências fomentadoras e financiadoras para a extensão (Ex: CNPq), para que haja uma equiparação de suas ações e atividades da extensão a status acadêmico da Pesquisa. Pensar em um modelo de bolsa de pesquisa conjugado a projetos de extensão. APROVADA

  1. Lutar para que os Programas de Assistência Estudantil sejam conjugados aos Projetos de Extensão, a fim de contribuir para melhor formação social do discente e impedir a subutilização do(a) estudante como mão-de-obra, valorizando o saber popular e científico. APROVADA

  1. Maior aproximação/articulação entre FORPROEX e Movimentos Sociais e Estudantil (FEOP, SENCE, SENCENNE e etc), bem como estes se aproximarem de seus representantes nos colegiados, para apresentação e defesa de projetos e propostas, vinculados às Políticas de Ações Afirmativas. Pressão dos movimentos para Aprovação da Lei de Extensão Universitária. APROVADA

GD 9 – A diversidade das casas (Moderador: Constâncio Muniz)

  1. Promover encontro com gestores públicos visando à implementação de políticas de assistência às casas de estudantes de origem popular nas instâncias estaduais, municipais e autônomas. Aprovada

  1. Criar e/ou fortalecer canais de diálogos com as demais casas, bem como elaborar questionários a fim de realizar um levantamento estatístico das condições étnico-culturais e socioeconômicos dos residentes das regiões Norte e Nordeste. APROVADA

  1. Buscar junto às câmaras municipais a aprovação de projetos de lei que reconheçam as residências estaduais, municipais e autônomas como sendo de utilidade pública, assegurando assim assistência, permanência e inscrição de impostos. APROVADA

GD 10 – REUNI (Moderador: Leidivaldo )

  1. Que o FEOP, a SENCENNE e as casas, em parceria, promovam ciclo de debates sobre os impactos do REUNI nas políticas de permanência das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), bem como buscar melhorias junto aos gestores públicos. APROVADA

  1. Que seja competência dos Conselhos de Residências locais o mapeamento da aplicação dos recursos do REUNI nas IFES, bem como sua disponibilização nas listas da SENCE, SENCENNE e FEOP. Aprovada


NOMES DAS COORDENAÇÕES SENCENNE 2009/2010

Coordenação Regional Geral: Danilo (UFS), Leidivaldo (UFS)*
Coordenação de Finanças:
Hermes (UFBA), Ana (UNEB)
Coordenação de Comunicação:
Idayana (UFPE), Luanda (UFRN)
Coordenação de Política:
Luis (UNEB), Pedro Erton(UFRN)
Coordenação de
Cultura: Kleberson (UFS), Kelvi (UFC), Gleiciane (UFS)
Coordenação de Combate às Opressões:
Marcelo (UNEB), Maria Valéria (UFPB), Vitor Blan FEOP (UFPB)
Coordenação de Nacional:
1.Danilo (UFS), 2.Luis (UNEB) e 3.Idayana (UFPE)
Suplentes:
1.Kelvi (UFC) e 2.Pedro Erton (UFRN)

* Infelizmente não foi possível garantir a diversidade local nas coordenações.


SEDES DOS PROXIMOS ENCONTROS

Pré - XIV ENNECE: UFAL (24 votos), UFPI (23 votos), 1 abstenção
XIV ENNECE:
UFPB (Aclamação)

*GRUPOS DE TRABALHO PROPOSTOS*

GT Casas Autônomas/Repúblias
GT Descrição das Coordenações

* Não ficou definido quem ou qual escola seria responsável por cada GT. A proposta não foi votada pela plenária ficando responável a nova coordenação.



PROPOSTAS SUPRIMIDAS e/ou REFORMULADAS

GD 1 – Rubrica Especifica
2. Criação de um conselho de deliberação para a assistência estudantil, com 50% de participação dos estudantes em cada universidade, como está garantido pela Constituição Federal para as políticas públicas. REFORMULAÇÃO DE TEXTO

GD 4 – Novo vestibular e o ENEM – Em uma perspectiva étnica
2 – Avançar nas discussões, e não mais discutir cotas raciais, como discutir cotas socioeconômicas.
Destaques: Verônica, Danilo, Marcelo e Gaby

GD 7 – Cultura e lazer (Moderador: Marcelo Lemos)
Olimpíadas das residências universitárias do Norte/ Nordeste, que aconteceriam por volta de 3 meses onde as finais e as premiações seriam realizadas no ENNECE. Essas olimpíadas vêm com intuito de maior integração, e também para arrecadar recursos para SENCENNE. REFORMULAÇÃO DE TEXTO

GD 8 – O lugar da extensão nas universidades.
1.Criação de agências fomentadoras e financiadoras para a extensão (Ex: CNPQ)
Cláudia

2.Equiparação das ações e atividades da extensão a status acadêmico da pesquisa e graduação; Cláudia

3.Bolsa trabalho (técnicas) em conformidade com os projetos e a formação do curso de origem do discente; Luciano

4.Maior aproximação ∕articulação entre FORPROEX e Movimentos Estudantis (FEOP, SENCE....)Tamires

5.Construção, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias sociais conjuntamente aos demais segmentos sociais (comunidades, movimentos sociais, universidades e representantes da sociedade civil organizada); Aprovada

6.Maior proximidade dos Movimentos Sociais Estudantis a seus representantes presentes aos colegiados, para apresentação e defesa de nossos projetos e propostas;cláudia

7.Transformação das bolsas de apoio técnico em bolsas do tipo Programa Conexões de Saberes;cláudia e Gaby Ida

8.Modelo de bolsa de pesquisa conjugado a projetos de extensão;Cláudia e Gaby

9.Programas de Assistência Estudantil conjugado aos Projetos de Extensão, a fim de contribuir para melhor formação social do discente e impedir a subutilização do estudante como mão-de-obra, valorizando o saber popular e científico.

10.Programas de Extensão em consonância com as Políticas de Ação Afirmativa.

REFORMULADA E REDUZIDA PARA 3 PROPOSTAS

_________
danilo, feop/se
sencenne coor. regional

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes