terça-feira, 8 de novembro de 2011

#BOAS VINDAS AO ENCE 2011

Ao:
Encontro Nacional de Casas de Estudantes – ENCE 2011 - Feria de Santana/BA.

Santa Maria/RS, dia 07 de agosto de 2011.

Querid@s amig@s
Nestes últimos dias tenho estado muito triste pela impossibilidade de estar presente no ENCE 2011, pois seria o último encontro como moradora de casa de estudante. Certamente participarei, quando possível, dos encontros vindouros. Como diz a Rafaela – UFPA – também não pretendo me desligar deste movimento. Foram orgulhosos seis anos de luta, participando do movimento regional e nacional, quero expressar a minha gratidão pelos momentos de luta, aprendizagem, convivência e amizades construídas, que jamais vou esquecer. Aos iniciantes, digo que não me arrependo e se decidirem entrar neste barco, SEJAM BEM VINDOS.
Já participei de outros movimentos estudantis, mas afirmo, que nós enquanto movimento de casas de estudantes, mesmo com dificuldades de nos reunir em períodos de tempo mais curto, somos os mais coerentes no que defendemos e também os mais agregadores.
Repudio o individualismo, o imperialismo de alguns grupos dentro do Movimento Estudantil e a influência partidarista (quando lhe é conveniente) e toda e qualquer forma de preconceito e exclusão, esta crítica inclui a UFSM. NÃO sou contra a participação de estudantes na política brasileira, mas sim da forma em que o poder político, de modo geral, vem controlando os passos dos movimentos sociais no nosso País (seria um tipo de controle ditatorial?).
Em 2007, no ENCE – Recife, foi aprovado em votação na Plenária Final, repudio a UNE, posição que reafirmamos e espero mantermos. Só assim, serão possíveis avanços em um movimento que estiver disposto a olhar a realidade, reconhecer os erros e se propor de fato a lutar por mudanças. Apesar das críticas, temos que reconhecer o histórico de lutas que esta conquistou no século XX.
Em quanto representante da SENCE Regional Sul desde 2007, conseguimos alguns avanços, como: organização do ENCE 2008, Jornada de Debates referente a temáticas propostas nos ENCEs, publicação do livro intitulado Vocalistas do amanhã: um compêndio da diversidade estudantil. E ultimamente apoio e dedicação a proposta de construção de casa de estudante na UNIPAMPA/Campus Bagé, projeto intitulado de “Projeto de Casa do Estudante Universitário e Centro de Cultura Social do Povo de Bagé”. Esta luta ainda está no início e gostaria que os representantes da Regional Sul, embarcassem nessa luta, pois foram criadas novas universidades e abertos novas unidades universitárias na Região Sul, sendo que muitos estão desistindo pela impossibilidade de residir nestas cidades, devido à falta de infra-estrutura mínima para receber alunos carentes.
Enfim, tentei através dos meus erros e acertos contribuir com este movimento, comprometido com a luta por reais mudanças em nossa sociedade. Indico para tod@s, nele encontrei muitas respostas, mas também muitas perguntas que ainda busco respostas.
Por meio da internet, ficamos sabendo dos problemas e avanços de cada Regional, mas é nos ENCEs que conseguimos de fato estabelecer lutas e metas, que ao longo do ano que será os encontros nacionais em nossas casas. Cada meta alcançada é sem dúvida um grande avanço, mesmo que muitos destes avanços sejam pequenos, mesmo que muito deles, a olho nu não os enxergamos.
Hoje, vocês estão no ENCE, isto é o nosso movimento, vejam como o pequeno avanço em nossas casas, agora unido com os avanços das outras casas, somos grandioso, visível, forte, busquem neste momento força para realizarem as lutas que ainda não vencemos.
Agradeço os momentos de luta e convívio e desejo coragem e força a tod@s os que permanecerão contribuindo com esse movimento.

FORÇA E LUTA!!!
Adeus querid@s, espero reencontrá-l@s em breve.

Cristiane Dambrós – UFSM


Proponho uma dinâmica:
Girem 360 graus em torno de vocês, vamos girem e olhem para todos que estão neste local, vejam quantas pessoas!!!! Agora... Agora vocês vibrem, vibrem e prestem atenção no quão alto é o som.!! (Pausa para se recomporem)
É com esta intensidade que devemos lutar... por reivindicações e defender nossos ideais.


Enviada por Cristiane (UFSM) e lido no XXXV ENCE UEFS BA 2011
postado por Danilo (se)
sence finanças 2010-211

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes