terça-feira, 16 de novembro de 2010

EM DEFESA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Assistência Estudantil não é Favor, É DIREITO! E por isso Lutaremos!

Quando falamos em democratização da educação, falamos da luta pelo acesso do povo à universidade pública brasileira, um direito nosso, que ainda precisamos avançar bastante, pois a grande maioria da juventude encontra-se fora do ensino superior. Para ter uma idéia: apenas 10% da juventude tem acesso ao ensino superior.
Porém, não basta somente garantir o acesso, é necessário garantir a permanência dos estudantes de origem popular na universidade até a conclusão do seu curso, evitando assim uma possível evasão – Na UFS, os índices de evasão são altíssimos, chegando a 40% em Itabaiana. Por isso a Assistência Estudantil é fundamental para que os estudantes tenham condições adequadas para se manterem dignamente estudando.
Na UFS os programas de assistência estudantil mais relevante como o de residência universitária e de bolsa trabalho, passam por sérias dificuldades. No Programa de Residência, os maiores problemas se encontram no modelo de residência fragmentado que obriga o estudante a tomar para si uma serie de responsabilidades, que deveriam ser assumidas pela universidade. Sem falar é claro, na carência em que se oferecem recursos básicos como alimentação, transporte e saúde. Já o programa de Bolsa Trabalho tem hoje o seu caráter desvirtuado, obrigando o bolsista a prestar 20h semanas de serviço à universidade, sem direito a férias, realizando um trabalho de um funcionário.
Por isso propomos: Mudança da Bolsa Trabalho para Bolsa Permanência, Direito a Férias aos Bolsistas, Aumento do Número de Vagas e do Valor da atual Bolsa Trabalho.
Outro ponto central para Assistência Estudantil é o Restaurante Universitário, que no ano passado corria sérios riscos de ser privatizado, consequentimente com aumento do preço da refeição. Mas, com a luta dos(as) estudantes que compõem o Fórum de Mobilização Estudantil conseguimos um posicionamento de compromisso da reitoria que o RESUN não seria privatizado, não aumentaria de preço e seria ampliado e reformado, porém esse último ponto ainda não foi realizado. Temos como implicações disso as filas “quilométricas” no RESUN, reflexo da falta de estrutura para atender a atual demanda.
Por isso propomos: Ampliação do Restaurante Universitário; Contratação de Funcionários por Concursos Públicos; e Construção de Restaurantes Universitários com preço a R$1,00 em todos os Campi.
Precisamos avançar na promoção de políticas de Assistência Estudantil, pois é condição fundamental para a democratização da educação e construção de uma universidade popular.
O CONSELHO DE BOLSISTA TRABALHO DA UFS DESSA LUTA NÃO SE RETIRA MESMO!!!

Manifesta lançado pelo Conselho de Bolsistas da UFS e Conselho de Residentes da UFS durante eleições do DCE UFS na qual compunham uma das chapas.
Danilo, UFS
sence coord finanças

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes