quarta-feira, 23 de março de 2011

DIREITO CONQUISTADO NÃO SE TIRA GOVERNADOR!!!!!

Acredito que há esta altura já seja do conhecimento de todos nós a tamanha "sacanagem" imposta pelo tão adimirado Governo Wagner e seu "Governo de Todos Nós" com a imposição do Decreto de Lei que trava, disfarçadamente, nos tramites no âmbito Educacional. Percebemos que mais uma vez Governador, as nossas Universidades Públicas e Estaduais vão sendo, aos poucos ,desrespeitas e sucateadas. A luta encabeçada pelo Movimento Estudantil, Docente, Negro, Feminista, e seus outros pares em prol da Valorização das Universidades Públicas é uma bandeira levantada historicamente pelos quatro cantos do nosso país, que concatena-se à outras demandas de um Brasil que adota como prioridade aquilo que pode ser opção e classifica como opção aquilo que É prioridade. Sabemos que por muitas décadas as lutas em torno da origem e transformação da qualificação e valorização Docente no Brasil foi árdua e intensiva, desde as primeiras discussões em torno dos conceitos no campo educacional na época da Repúlblica até os dias de hoje.

Pois bem. Qual o cenário que vemos hoje? Puro descaso! No fringir dos ovos o Governo está tentando tirar o direito pela qualificação conquitado pelos milhares de Docentes espalhados por aí e DIREITO CONSQUISTADO NÃO SE TIRA. Por outro lado as nossas Universidades pilblicas sofrem com isso. Sabemos que a expansão descuidadosa da Universidade do Estado da Bahia, ocorrida  para atender interesses sólidos de grupos políticos, acentuou ainda mais o sucateamento da UNEB. Temos mais cursos, mais estudantes, sem o aumento do número de docentes, sem o aumento do orçamento real da UNEB, sem a adequação de suas instalações estruturais-físicas e sem o real sentido e garantia de uma política dígna de Assistência Estudantil. Conforme relata militantes do Movimento Estudantil do Recôncavo, "este é o cenário de abandono da UNEB, uma universidade com déficit de professores/as, funcionários e estrutura física, sem política de permanência estudantil, sem residências e restaurantes universitários e com insignificantes verbas destinadas pelo governo de todos os nós”.

É por estas e outras que repudio veementemente as condições oferecidas pela nossa Universidade e as ações vigentes do Governo que maquiadas aparecem para nós como "medidas inteligentes", mas na verdade não passam de uma política neo-ditadora. Nós não devemos engolir estas imposições. 

"Nas ruas, nas praças, a luta não sumiu, aqui está presente o Movimento Estudantil!!!"



Estudantes, reúnam-se, articulem-se e vamos à luta!

Professores/as, organizem "mutirões de transporte": aqueles/as que têm carro próprio ofereçam carona aos/às que não têm e vamos todos/as participar da Audiência pública que discutirá a crise da UNEB no dia 23 de março de 2011, em Salvador.



É uma boa oportunidade de denunciarmos o sucatemento da nossa universidade e de reivindicarmos providências!

Essa luta é NOSSA!


Ana Paula Araújo Lopes
Coor. de Assistência Estudantil - DAPe UNEB - Campus XI
Residência Universitária dos Estudantes de Serrinha - RUES_____________________________________________________________________________________________________________


DECRETO DO GOVERNO PREJUDICA UNIVERSIDADES PÚBLICAS
O decreto 12.583, publicado pelo governo do estado no Diário Oficial em fevereiro deste ano, prejudica milhares de estudantes das universidades públicas baianas. Isso porque o decreto, que tem como objetivo cortar gastos do governo, inviabiliza a contratação ou promoção de professores e deixa estudantes de algumas disciplinas sem aula, inclusive formandos, além de ferir a autonomia das instituições superiores de ensino.

Vice-presidente da Comissão de Educação e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Bruno Reis (PRP) apresentou hoje (15) requerimento propondo a realização de uma audiência pública para avaliar os impactos do decreto e propor mudanças ao governo, como reivindica os estudantes e professores em moção e carta pública enviada à sociedade. O requerimento foi aprovado e a audiência marcara para o próximo dia 23, pela manhã, no Plenarinho da Assembleia.


“Vamos defender que as universidades fiquem de fora desse decreto”, salientou o parlamentar. Ele lembrou que o governo federal publicou, em janeiro, decreto semelhante no Diário Oficial da União, mas não cortou recursos destinados ao aperfeiçoamento de professores e bolsas de estudo. “A educação é a mola mestra da sociedade e não pode sofrer cortes tão drásticos”, salientou o parlamentar.

“De uma vez só, o governador tira professores da sala de aula, coloca obstáculos para a qualificação dos docentes que necessitam fazer mestrados, doutorados e estágios e impede o aumento de professores em regime de dedicação exclusiva, na medida em que suspende a concessão ou ampliação de percentuais de gratificação por condições especiais de trabalho”, acrescentou Bruno Reis.

Reda - No decreto, o governo suspende gratificações e contratações via Reda, inclusive dos professores que foram aprovados em processo de seleção simplificado.  No campus da Uneb em Santo Antônio de Jesus, professores que haviam sido aprovados em processo de contratação simplificada através do Reda e que já vinham assumindo compromissos acadêmicos sem remuneração nãos serão mais chamados. Segundo carta aberta enviada pelos estudantes da instituição, estima-se que 14 disciplinas do curso de História fiquem sem professor em 2011.
 
Bruno Reis lembrou que, desde abril de 2009, as universidades públicas administradas pelo governo do estado sofrem com cortes de verbas, o que implicou em bloqueio nos processos de progressão, promoção e mudança de regime de trabalho. “Isso é um desestímulo a alunos e professores. Com esse decreto, por exemplo, os professores não poderão fazer mestrado ou doutorado fora da universidade com bolsas, o que vai prejudicar a avaliação das próprias universidades”.  

Movimento Estudantil do Recôncavo - MER - Santo Antônio de Jesus



--
Gerusa Sobreira
Graduanda em Pedagogia
Universidade do Estado da Bahia - Campus XV
Assessoria de Comunicação - ASCOM/UDO/UNEB
Conselho de Assistência Estudantil - CAE/PRAES/UNEB

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes