Plenária Inicial: 1- Leitura e aprovação do regimento; 2- Apresentar Histórico do MCE;
Mesa de Abertura: Avaliar conjuntura nacional e da Bahia especificamente (“autoridades” x nós)
Formação Política “Onde estou e o que é isso?”: 1- Funcionamento da Plenária Final; 2- Esclarecer Dinâmica do ENCE; 3- Importância dos movimentos sociais em geral. Facilitadoras/es = MCE, SENCE e COENCE. Dinâmica = várias rodas de diálogos (pra não ficar muuuuita gente)
Conferência: “Residências Estudantis do Brasil: a realidade da Bahia”: 1- Compreender a situação das Casas: Estaduais, Autônomas, federais, filantrópicas e Casas Indígenas; 2- Refletir sobre “O que é uma casa de estudante?”; 3- articulando a realidade nacional com a da Bahia. Professora Edileuza Garrido
Reunião da SENCE: estará dividida da seguinte forma: Reunião das Regionais: eleger/definir nova coordenação da SENCE + balanço; Apresentação da nova gestão: Reúne todo mundo e apresenta; Reunião Ampliada da SENCE: dividir em coordenadorias, pegar contato, se conhecer e trocar informações. Aberta a todo MCE.
Teatro do Oprimido sobre Opressões: sensibilização quanto a determinadas opressões sociais seguida de discussão sobre opressões (até 13h). Facilitador Edemar Ferreira: ex-residente preto, pobre, professor de história.
Espaço de autogestão: momento para coletivos diversos trocarem experiências e levantar discussões com proposições políticas para o MCE. Ex: Coletivo de Mulheres, Coletivo da Maconha, Coletivo Gay.
Roda Viva “As políticas governamentais de assistência estudantil em relação as Universidades Estaduais”: esclarecimentos da conjuntura das UE’s
Discussão sobre o ATO”: começar a pensar o ato; discussão das pautas (obviamente); fazer um documento pra levar a Salvador.
Esteira “Educação Popular”: debates sobre Educação Popular (Sonia Meire – UFS); Educação, Trabalho e Capital (Coelho UEFS ou Daniel Rodrigues UFPE) (resp: Rafael UFPE); Privatização do Ensino e Desmonte da educação superior no Estado da Bahia (Professora “Maslova”); Classes e Movimentos Sociais (Coelho UEFS)
Grupos de Discussões: Espaços propositivos com os seguintes temas: 1.Rumos e perspectivas do movimento nacional de casas de estudante; 2.Financiamento de Ass. Estudantil federais ( PNAES); 3.Financiamento nacional (FUNAES e outros); 4.Financiamento estaduais (SEPROME e as rubricas direcionadas para permanência); 5.Vestibular unificado e Reuni; 6.Bolsa Permanência (PL em andamento); 7.Saúde; 8.Desenho Universal; 9.Casas autônomas; 10.SENCE; 11.Relações interpessoais nas casas; 12.Lei 7176/97– lei estadual que emperra a autonomia ; 13.Classe, movimentos sociais e criminalização; 14.Políticas de acesso e permanência e as ações afirmativas nas estaduais; 15.Políticas de acesso e permanência e as ações afirmativas;16. Segurança nas residências; 17.Gênero e Sexualidade; 18.Pensando uma proposta de educação básica no Brasil (Alabê)
GD Metodologia: 3 propostas por GD; haverá facilitadoras/es; apresentação de trabalhos acadêmicos relativos pra fomentar o debate; debate mais lúdico, uso de material multimídia, além de fazer vídeos para divulgação; separar as propostas em duas categorias 1) tarefas operacionais e 2) bandeira de luta MCE.
Planejamento e confecção do Ato
Ato público: chamar atenção pra a realidade das EU’s
Dia Livre: Conhecimento da realidade local solicitar gasolina extra 300km (incluir na convocatória)
Plenária Final. Prestação de contas da SENCE e da COENCE 2011; Aprovar as deliberações do encontro; Escolha do lugar dos prox. Encontros (ENCE e Pré-ENCE); Avaliação do encontro; o que ocorrer.
Observações:
Mesa de Abertura: Avaliar conjuntura nacional e da Bahia especificamente (“autoridades” x nós)
Formação Política “Onde estou e o que é isso?”: 1- Funcionamento da Plenária Final; 2- Esclarecer Dinâmica do ENCE; 3- Importância dos movimentos sociais em geral. Facilitadoras/es = MCE, SENCE e COENCE. Dinâmica = várias rodas de diálogos (pra não ficar muuuuita gente)
Conferência: “Residências Estudantis do Brasil: a realidade da Bahia”: 1- Compreender a situação das Casas: Estaduais, Autônomas, federais, filantrópicas e Casas Indígenas; 2- Refletir sobre “O que é uma casa de estudante?”; 3- articulando a realidade nacional com a da Bahia. Professora Edileuza Garrido
Reunião da SENCE: estará dividida da seguinte forma: Reunião das Regionais: eleger/definir nova coordenação da SENCE + balanço; Apresentação da nova gestão: Reúne todo mundo e apresenta; Reunião Ampliada da SENCE: dividir em coordenadorias, pegar contato, se conhecer e trocar informações. Aberta a todo MCE.
Teatro do Oprimido sobre Opressões: sensibilização quanto a determinadas opressões sociais seguida de discussão sobre opressões (até 13h). Facilitador Edemar Ferreira: ex-residente preto, pobre, professor de história.
Espaço de autogestão: momento para coletivos diversos trocarem experiências e levantar discussões com proposições políticas para o MCE. Ex: Coletivo de Mulheres, Coletivo da Maconha, Coletivo Gay.
Roda Viva “As políticas governamentais de assistência estudantil em relação as Universidades Estaduais”: esclarecimentos da conjuntura das UE’s
Discussão sobre o ATO”: começar a pensar o ato; discussão das pautas (obviamente); fazer um documento pra levar a Salvador.
Esteira “Educação Popular”: debates sobre Educação Popular (Sonia Meire – UFS); Educação, Trabalho e Capital (Coelho UEFS ou Daniel Rodrigues UFPE) (resp: Rafael UFPE); Privatização do Ensino e Desmonte da educação superior no Estado da Bahia (Professora “Maslova”); Classes e Movimentos Sociais (Coelho UEFS)
Grupos de Discussões: Espaços propositivos com os seguintes temas: 1.Rumos e perspectivas do movimento nacional de casas de estudante; 2.Financiamento de Ass. Estudantil federais ( PNAES); 3.Financiamento nacional (FUNAES e outros); 4.Financiamento estaduais (SEPROME e as rubricas direcionadas para permanência); 5.Vestibular unificado e Reuni; 6.Bolsa Permanência (PL em andamento); 7.Saúde; 8.Desenho Universal; 9.Casas autônomas; 10.SENCE; 11.Relações interpessoais nas casas; 12.Lei 7176/97– lei estadual que emperra a autonomia ; 13.Classe, movimentos sociais e criminalização; 14.Políticas de acesso e permanência e as ações afirmativas nas estaduais; 15.Políticas de acesso e permanência e as ações afirmativas;16. Segurança nas residências; 17.Gênero e Sexualidade; 18.Pensando uma proposta de educação básica no Brasil (Alabê)
GD Metodologia: 3 propostas por GD; haverá facilitadoras/es; apresentação de trabalhos acadêmicos relativos pra fomentar o debate; debate mais lúdico, uso de material multimídia, além de fazer vídeos para divulgação; separar as propostas em duas categorias 1) tarefas operacionais e 2) bandeira de luta MCE.
Planejamento e confecção do Ato
Ato público: chamar atenção pra a realidade das EU’s
Dia Livre: Conhecimento da realidade local solicitar gasolina extra 300km (incluir na convocatória)
Plenária Final. Prestação de contas da SENCE e da COENCE 2011; Aprovar as deliberações do encontro; Escolha do lugar dos prox. Encontros (ENCE e Pré-ENCE); Avaliação do encontro; o que ocorrer.
Observações:
As/os participantes serão divididas/os em Casas de Base – grupos responsáveis por alguma atividade (planejamento, alvorada, mística, etc). Cada dia haverá uma rotatividade estabelecida pela co-ence. Algumas pessoas podem chegar antes do encontro para ajudar a CO-ENCE
Todos os espaços podem propor para plenária final (desde que seja consenso);
Certificados: receberá o certificado quem tiver o mínimo de 75% de participação
Texto retirado da Cartilha de Avaliação do Pré-ENCE ufpe 2010 feita por Danilo (sencenne) para apresentar ao Conselho de Residentes da UFS.
Postado por danilo, ufs
Texto retirado da Cartilha de Avaliação do Pré-ENCE ufpe 2010 feita por Danilo (sencenne) para apresentar ao Conselho de Residentes da UFS.
Postado por danilo, ufs
sence coord finanças
0 comentários:
Postar um comentário