quarta-feira, 9 de março de 2011

Estudantes estão sendo expulsos da CEU-UNB - mais informações

Galera, eu tb estou meio por fora, pois não estou em Brasília...


Tudo que posso falar é que negociamos em uma mesa paritária com estudantes e reitoria que sairíamos da CEU até dia 4 de março para que o processo da reforma da casa se iniciasse.

O que conseguimos foram duas opções: ou você pega uma bolsa (510 reais) ou vc se junta com mais pessoas e a unb aluga o apartamento pra vocês. Mas mesmo assim, tem estudante que não conseguiu lugar pra morar próximo a UnB, por isso estão fazendo esse movimento de ficar para exigir outras alternativas de realocação durante a reforma.

Assim que tiver mais informações eu repasso!

Enviado por Luana (unB) para a lista da sence
Postado por danilo (ufs)
sence coord finanças

1 comentários:

pauletskaa disse...

UnB reforma os dois prédios da CEU, mas poderia construir quase 2 novos com o mesmo dinheiro


A Universidade de Brasília resolveu reformar os dois prédios que servem como Casa do Estudante (também chamada CEU), do Campus Darcy Ribeiro. Esses prédios são do início dos anos 70, ou seja, já são praticamente quatro décadas de uso para cada um deles.

O valor estimado para a reforma, segundo a própria agência de notícias da UnB (14/12/2010) é de 2,2 milhões de reais (http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=4390). O custo de transferência dos estudantes da CEU é equivalente a R$ 510,00 reais (auxílio moradia mensal) vezes 368 (número teórico de moradores) vezes 12 (8 meses previstos para a reforma e 4 meses para a licitação), o que equivale a, aproximadamente, uns 2 milhões e duzentos mil reais (dados da mesma notícia). Somando, então, o valor da reforma com o valor da transferência chega-se ao valor, nada desprezível, de 4,4 milhões de reais.

A própria UnB Agência informou em 08/05/2009 que o Reuni liberou 12 milhões e 600 mil reais para a construção de 5 novos prédios para servirem como Casa do Estudante, ou seja, algo em torno de 2 milhões e 500 mil reais para cada um deles, como custo estimado (http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=1665). Um prédio novo sai por 2 milhões e meio de reais, já um prédio de 4 décadas sai por um pouco menos, 2,2 milhões de reais, em valores aproximados.

Por que a UnB escolheu fazer a reforma de prédios tão antigos, que inclusive tiveram todas as marquises retiradas porque uma delas despencou?


Por que os novos prédios da Casa do Estudante não estão sendo construídos, se desde meados de 2009, há pelo menos um ano e meio atrás, já havia verba disponível para a construção, segundo a própria UnB?


Obs.: Algumas das informações apresentadas aqui são reafirmadas no “Contrato entre a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e os estudantes que participam do Programa de Moradia Estudantil”, de fevereiro de 2011: “Serão disponibilizadas aos estudantes 368 vagas no programa de Moradia Estudantil.” (subcláusula segunda da cláusula primeira); “(...) durante o processo de reforma da CEU, previsto para 12 meses (...)” (cláusula primeira); “O estudante receberá, enquanto durar o processo de reforma da CEU, o valor de R$ 510,00 (quinhentos e dez reais) mensais (...)” (cláusula segunda). [grifos meus]



Paula Teixeira, estudante de Letras da UnB

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes