terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Governo do Estado tenta desalojar moradores da CEUL / RS

A Casa do Estudante Universitário Leopoldense (CEUL) informa a amigos, movimentos sociais e à toda comunidade de São Leopoldo que está sob o risco de perder a sua atual sede, localizada na Rua Primeiro de Março, 729, Centro. Isto porque a Governadora do Estado, Yeda Crusius, enviou para a Assembléia Legislativa o Projeto de Lei 184/2009, que autoriza o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS) a vender o imóvel ocupado por estudantes desde 1984. O Projeto está com os parlamentares desde o dia 12 de agosto e pode ser votado a qualquer instante.

Em nenhum momento, a CEUL recebeu qualquer notificação do documento, descobrindo por acaso um processo que pode dar rumos trágicos a uma organização que há quarenta anos luta por moradia estudantil. Se o Projeto for aprovado pelos parlamentares, os moradores serão expulsos do local e a entidade não terá como alojar estudantes universitários da região metropolitana, que dividem entre si o custo da sobrevivência desassistida pelo poder público.

Esta é a segunda tentativa do DAER de vender o imóvel. Em 2006, um Projeto de Lei do Governo do Estado semelhante foi barrado no Legislativo pela mobilização dos moradores com o apoio da população leopoldense. No entanto, o engavetamento daquela proposta não foi suficiente para diminuir a ganância do órgão estadual que, em conluio com a especulação imobiliária de São Leopoldo, visa obter lucros exorbitantes à custa do despejo de estudantes trabalhadores.

Sendo assim, a CEUL declara a todos que se importam com o futuro da organização que não aceitará passivamente a imposição deste Governo corrupto e covarde. A casa se encontra mais do que nunca em luta por moradia. Seus moradores já estão novamente mobilizados para o convencimento dos parlamentares que, pela experiência história, não virá sem pressão por parte da sociedade. Portanto, todos aqueles que puderem contribuir com a luta o faça através de sua participação nos atividades, moções de apoio e difusão do fato.

Ao longo da sua história, a Casa ajudou mais de 200 estudantes de baixa renda, que, beneficiados pela moradia barata, conseguiram concluir seus estudos, tornando-se profissionais dos mais diversos ramos. Na maioria, jovens oriundos de localidades distantes do Rio Grande do Sul ou mesmo de outros Estados. Todo ano dezenas de universitários procuram a CEUL em busca de um lugar para ficar, através da seleção de moradores ou de pedidos de hospedagem, inclusive para intercambistas.

Atualmente, a Casa abriga discentes de Administração, Arquitetura, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Formação de Músicos e Produtores de Rock, Gestão Ambiental, História e Letras da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Já existe um projeto de ampliação da CEUL para abrigar cerca de quarenta estudantes, mas que por falta de recursos ainda não foi efetivado.

Histórico

A Casa do Estudante Universitário Leopoldense tem sua origem em 1969, meses depois da inauguração da Unisinos. Naquele ano, um grupo de discentes da universidade resolve se reunir sob o mesmo teto, nas antigas dependências do pré-seminário pertecente à Associação Evangélica Evoti, dividindo despesas de aluguel e criando um ambiente de convívio estudantil.

A luta pelo direito a moradia teve início em 1977, quando a Associação obrigou os moradores a abandonar o prédio dentro do período de um mês, pois tinha outros interesses para o mesmo. Os estudantes resistiram e só saíram do local em abril de 1983, que passara a pertencer ao Museu Histórico de São Leopoldo. Sem alternativa, os moradores se transferiram para o prédio do Castelinho, atual Câmara Municipal de São Leopoldo.

Depois da ocupação do prédio pelos estudantes, a Prefeitura, descontente com o caso, resolveu pedir o destombamento do Castelinho para a ampliação da Avenida Dom João Becker. Em junho de 1983, a antiga Casa do Estudante é demolida, com desrespeito à lei, pois o prédio havia sido tombado pelo Patrimônio do Estado.

Após tentativa de reconstruir o Castelinho, os moradores se dividem e alguns mudam-se para o endereço da Rua Primeiro de Março, 729, Centro, em prédio cedido pelo DAER. Outros iniciam a construção de uma nova casa com sede na Avenida Unisinos, que viria ser fundada em 1991, recebendo o nome de Casa do Estudante Cristo Rei – CEUNI.

Para mais informações, eis os nossos contatos:

Casa do Estudante Universitário Leopoldense – (51) 3592-1668
Rafael Butigahn (comissão de Comunicação) – (51) 8198-9011
E-mail: casaceul@gmail.com
Blog: http://www.blogdaceul.wordpress.com

____
Enviado por Rafael na lista nacional da SENCE

danilo, feop/se
sencenne coord. regional

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes