sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Assistência Estudantil e encontros de estudantes

Para: FEMEH

Federeção do Movimento Estudantil de História

06/12/09

A SENCE – Secretaria Nacional de Casas de Estudantes, em consonância com suas últimas deliberações1, busca diálogo com a FEMEH - Federação do Movimento Estudantil de História no sentido de fortalecer a proximar as lutas dos movimentos sociais, neste caso o movimento estudantil.

Sendo a SENCE composta por estudantes de origem popular2, e mais especificamente residentes de casas de estudantes, apoia e reforça a luta do movimento estudantil de história na defesa de uma assistência estudantil de qualidade e de uma universidade popular, voltada para a classe trabalhadora.

É importante esta troca de experiências, pois não podemos fragmentar os movimentos esquecendo o objetivo em comum que é a transformação social, ou seja, a contrução de uma sociedade justa e igualitára. Contudo, as dificuldade inerentes aos/às estudantes de origem popular (gastos com transporte, alimentação, cópia, etc) impendem também de participarem de atividades para além da sala de aula, o que infelizmnete inclui o movimento estudantil.

Neste sentido, a SENCE proprõem à FEMEH a isenção na taxa de inscrição3 dos encontros estudantis de história para os/as estudantes de origem popular moradores e moradoras de casas de estudante. Com isso, fortalemos o movimento estudantil, podendo discutir com mais propriedade questões como assistência estudantil e universidade popular.


Cordialmente,
Secretaria Nacional de Casas de Estudantes Regional Norte Nordeste

sencebrasil@gmail.com / sencenne@gmail.com

sencebrasil.blogspot.com


1Ver algumas delicerações no anexo 1, retiradas do blog < sencebrasil.blogspot.com > .

2Para maior compreensão deste conceito acessar o documento “Histórico e Proposições do FEOP” no blog do Feop <>.

3Ver proposta em anexo.



Anexo 1 – Deliberações da SENCE


XXXIII SENCE (2009, UFPA)

GT 3 – Meios de inclusão no movimento estudantil de casas

  1. Utilizar as assembléias após cada encontro para divulgar a SENCE, o ENCE e os ERECE`s, focando suas deliberações e a importância do movimento de casas.

  2. Investir em manifestações artísticas para sensibilização e conscientização política, bem como aproveitar os eventos da universidade para dar visibilidade às Casas de Estudantes e ao movimento nacional de Casas.


XXXII SENCE (2008, UFSM)

MESA 2 GT 1 – Representatividade e legitimidade nas instâncias do governo e das universidades – como participa

1. Trabalhar em conjunto com as demais instâncias (DA ou CA, DCE, DAE) entidades estudantis dentro da universidade respeitando as especificidades de cada instituição.

MESA 2 GT 3 – A relação com os movimentos, oficiais e sociais (fonaprace, dces, etc.)

3. Maior participação dos residentes de cada casas de estudantes nos fóruns deliberativos da universidade.

MESA 3 GT 3 – Políticas de permanencia e acoes afirmativas

5. Apoio da SENCE as políticas de ações afirmativas e defender as cotas sociais e raciais nas comunidades.





ANEXO 2


PROPOSTA PARA EFETIVA A ISENÇÃO DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NO ENCONTROS DE HISTÓRIA


Alguns elementos para nortear a política de isenção:


a) O período de isenção será divulgado e realizado com antecedência.

b) Terá direito à isenção o/a estudante que comprovar mediante declaração da instituição de ensino superior ou da respectiva entidade estudantil representativa na qual reconhece o/a estudante como beneficiária de politica de assistência estudantil ou de ação afirmativa.

As entidades podem ser a SENCE e o FEOP; o Conselho de Residêntes, Associação de Casas de Estudantes, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, o Departamento Universitário ou órgão institucional equivalente.


________
danilo, feop/se
sencenne coord. regional

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