quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sede da Ceul a perigo


Com 40 anos de história comemorados em 2009, a Casa do Estudante Universitário Leopoldense (Ceul) convive agora com o risco de venda da atual sede e despejo de seus moradores. Um projeto recente da governadora Yeda Crusius é a causa do pesadelo. Venda da Ceul pode ser votada a qualquer momento na Assembleia Legislativa. Localizada no centro de São Leopoldo, o imóvel pertence ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS). O Projeto de Lei (PL) 184/2009, enviado pela governadora à Assembleia Legislativa no último dia 14 de agosto, autoriza a entidade a vender o prédio, que desde 1984 é ocupado pelos estudantes, com termo de autorização de uso obtido em 1990. Após ter uma proposta semelhante recusada pelo Legislativo em 2006, esta é a segunda tentativa de venda pelo Daer. De acordo com o texto encaminhado pela governadora, o interesse da autarquia é vender o prédio via processo licitatório. Em documento enviado ao Portal3, os dirigentes da Casa consideram o caso um “conluio com a especulação imobiliária de São Leopoldo, que visa ao lucro exorbitante à custa do despejo de estudantes”.
Má notícia chegou por acaso

O presidente da Ceul, Adimilson Renato, estudante de Ciências Sociais da Unisinos, afirma que os moradores não foram notificados sobre o PL, e que descobriu o documento casualmente, pesquisando na internet. “Buscava notícias que eventualmente saem sobre a Casa, e deparei com o documento. Foi um susto enorme, que gerou muita apreensão”. Após tomar conhecimento do fato, Renato comenta que o momento é de buscar apoio. “Queremos divulgar à sociedade o que aconteceu e buscar ajuda também da universidade. A moradia estudantil é um papel que caberia ao Estado e agora o próprio governo quer acabar com a entidade, jogando baixo”.

Nascida no mesmo ano em que a Unisinos, ao longo de sua história a Ceul já abrigou mais de 200 estudantes e intercambistas de baixa renda. Atualmente, residem 14 universitários, todos de diferentes cursos da Unisinos e da Uergs.
















Renato contou sobre o susto que levou ao deparar com o PL na internet


Aos simpatizantes da causa estudantil, o morador Rafael Cavalcanti, estudante de Jornalismo da Unisinos, ressalta que a Casa não irá desistir de manter sua sede atual: “Já estamos novamente mobilizados para o convencimento dos parlamentares, e para isso é preciso haver pressão. Quem quiser e puder contribuir com a luta, pode ajudar participando das atividades, moções de apoio e difundindo o fato”.

Acesse aqui o Projeto de Lei que autoriza a venda do imóvel pelo Daer.
Dia 26 de novembro de 2009

1 comentários:

Fábio disse...

Novo endereço do Blog da Casa do Estudante Universitário do Paraná:

http://ceu-pr.blogspot.com/

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes