terça-feira, 19 de janeiro de 2010

UnB inaugura mesa de negociação com estudantes

UnB inaugura mesa de negociação com estudantes

Fórum permanente vai estabelecer uma agenda das reivindicações do movimento estudantil e buscar consensos entre alunos e reitoria
Leonardo Echeverria e Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB

A UnB inaugurou nesta quarta-feira, 13 de janeiro, a Mesa Permanente de Negociação com os Estudantes. É um fórum onde alunos e administração vão discutir as reivindicações do movimento estudantil, realizando avaliação e acompanhamento contínuo das questões em pauta. A Mesa Permanente é composta de 16 membros, oito da administração e oito dos estudantes. "Nossa pauta parte do termo de compromisso assinado pelo reitor durante a ocupação do Salão de Atos, em junho passado", esclarece a decana de Assuntos Comunitários, professora Rachel Nunes.

A mesa não substitui outros órgãos deliberativos da universidade, como a Câmara de Assuntos Comunitários. Mas vai ajudar a construir consensos entre estudantes e administração. "É um fórum permanente que nos vai permitir iniciar várias discussões que já acontecem no DCE, como a creche para estudantes e a biblioteca funcionando 24 horas", afirma Raul Cardoso, coordenador geral do DCE. "Agora que temos esse espaço dado, temos que ocupá-lo", completa.

O primeiro ponto de pauta da mesa é a reforma da Casa do Estudante, que estava parada por causa de divergências sobre onde alocar os moradores durante a realização da obra. A reitoria havia oferecido alojamentos no Minas Tênis Clube e em outros clubes da cidade, mas os estudantes recusaram. Eles pediram que a UnB alugasse apartamentos na Asa Norte, o que também não foi aceito. Na reunião desta quarta-feira, foi criado um grupo de trabalho para elaborar novas propostas.

O grupo será presidido pelo assessor de Juventude da reitoria, Rafael Barbosa. Também participam membros da Associação de Moradores da Casa do Estudante (Amceu), do Decanato de Administração e Finanças (DAF) e da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS). "A vontade da reitoria é fazer essa reforma logo, porque é uma necessidade imediata dos alunos", afirma Rafael Barbosa. Já existe a ideia de se fazer uma pesquisa entre os 250 moradores da Casa do Estudante para saber como eles preferem que seja feita essa realocação temporária, se a universidade aluga um espaço ou se os moradores recebem um auxílio-moradia para procurarem repúblicas.

ESTRUTURA - A Casa do Estudante Universitário é um agrupamento de dois blocos com apartamentos duplex contendo dormitório e área social: cozinha, área de serviço, banheiro e sala e atende a alunos de baixa renda. A estrutura está velha e alguns parapeitos já cederam. O gramado é tomado por mato. A pintura está descascando. Não há equipe de manutenção para garantir o bom funcionamento das redes elétricas e hidráulicas e a equipe de limpeza é composta por apenas duas pessoas, uma para cada bloco.

A falta de manutenção constante deixou a Casa em condições precárias. ?A CEU atende pouca gente e atende mal?, diz Ghorque Joaquim Nhaga, estudante do 9º semestre de Sociologia na UnB. Nhaga veio da Guiné-Bissau há quatro anos e mora na casa desde então. ?Aqui na casa, nem as velas dos filtros têm sido trocadas. Solicitei a troca de uma lâmpada há dois meses e nada foi feito. Tive que comprar com meu dinheiro?, diz.

Além da reforma na CEU, outros pontos que deverão ser discutidos na mesa de negociação são: segurança no campus, assistência de saúde aos estudantes, alimentação para alunos dos campi avançados, assistência estudantil e bolsa de permanência. A próxima reunião da mesa está marcada para o dia 26 de fevereiro. "Tudo indica que a inauguração dessa mesa vai ajudar muito a diminuir a tensão no diálogo", diz a professora Rachel Nunes.
____________
Enviado por Efson pra lista nacional da Sence
danilo, feop/se
sencenne coord geral

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes