quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

UnB recebe fórum sobre assistência estudantil

Notícia antiga, mas importante.

11/09/2009 - UnB agência

Encontro debate políticas de promoção estudantil na região Centro-Oeste


O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) começou nesta quinta-feira, 10 de setembro, na Universidade de Brasília. O encontro discute as políticas de assistência dos estudantes da região Centro-Oeste. Todas as instituições federais da região participam do fórum e vão apresentar as experiências sobre a assistência estudantil, desde a moradia, alimentação, transporte, saúde, cultura, esporte até o apoio pedagógico.

Na abertura, o coordenador-geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior do MEC, Lucas Ramalho, ministrou uma palestra sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O plano apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico.

De acordo com o coordenador, a inserção de novos projetos no Plano Nacional de Assistência Estudantil em 2010 descentraliza a decisão que atualmente parte apenas do Ministério da Educação. “A universidade pode avaliar melhor os estudantes do que o MEC quanto à acessibilidade para portadores de deficiência (Incluir) e as bolsas para estrangeiros (Promisaes)”, explica. Lucas disse ao final da palestra que sentiu falta dos estudantes no fórum desta quarta em Brasília. Segundo ele, o Fonaprace do nordeste teve uma participação maciça dos estudantes.

A decana de Assuntos Comunitários, Rachel Nunes, disse que a iniciativa do MEC é ótima. “Podemos fazer uma política mais elaborada de acessibilidade na universidade. Torna a instituição mais cidadã e teremos autonomia para atender a necessidade da comunidade acadêmica da UnB”, explica. Rachel completou que o Fórum orienta sobre a política da assistência estudantil e ajuda as instituições a pensar e executar da melhor maneira possível, apesar de todas as dificuldades encontradas. A UnB é a universidade federal brasileira que mais recebe estudantes estrangeiros.

ESTUDANTES – O coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes, Raul Cardoso, disse que o DCE não foi informado sobre o fórum na UnB. “Na ultima reunião da câmara de assuntos comunitários, na semana passada, estava sendo discutida a bolsa de permanência e a deliberação foi adiada em 15 dias, porque o fórum Fonaprace seria realizado em Cuiabá”, explica.

O estudante de Filosofia Antonio Ferreira recebe o auxilio moradia e alimentação e não ficou sabendo do fórum. “Devemos nos mobilizar para amanhã. Vou divulgar as informações na casa do estudante e veremos o que pode ser feito”, disse. O representante da associação dos moradores e aluno de Letras João Teodoro ficou surpreso com a Fonaprace na UnB. “Participei do encontro nacional na sede da Andifes em junho, mas não sabia do regional aqui”, afirma.

_ _ _ _ _ ______
Segue a carta que a SENCENNE pretendia ler no encontro nacional do FONAPRACE que se realizou em Belo Horizonte (07 a 09/10/09). Infelizmente não conseguimos passagem nem contato com as/os residentes de lá.

Agora é ficarmos atentas/os, nos organizarmos pra garantir participação no próximo encontro.


Carta ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis

Belo Horizonte, 07 de outubro de 2009


Conforme contato no encontro conjunto das regiões norte e nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis / FONAPRACE ocorrido entre os dias 09 e 11 de setembro de 2009 em Aracaju/Sergipe, o Movimento de Casas de Estudantes, organizado na SENCENNE – Secretaria Nacional de Casas de Estudantes regional Norte Nordeste, apresentou um documento construído em seu último encontro (UFRN, 2009) no qual reafirma a importância do FONAPRACE na discussão, criação e execução de políticas públicas de Assistência Estudantil. Desde já, agradecemos o espaço aberto e a a boa recepção por parte dos pró-reitores e pró-reitoras durante as nossas intervenções na reunião do Fonnaprace em Aracaju / Sergipe – reconhecemos que foi um ótimo momento de diálogo entre representantes das instituições e a representação estudantil.

E assim sendo, reafirmamos que a ausência de representação estudantil limita as discussões uma vez que os e as estudantes, que são parte fundamental das políticas de Assistência Estudantil, não estão presentes para contribuírem com suas experiências – práticas e cotidianas – que em muito impulsionariam e dinamizariam a concepção e efetivação da Assistência Estudantil.

Neste sentido, reforçamos a necessidade da presença no FONAPRACE de estudantes que participam dos programas de Assistência Estudantil e dos Movimentos Sociais que de fato discutem a Assistência Estudantil, a saber a SENCE – Secretaria Nacional de Casas de Estudantes e o FEOP – Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular. Assim, avançaremos para a concepção de uma Assistência Estudantil na qual os e as estudantes deixam de ser sujeitos/as passivos/as e passam a ser protagonistas, adquirindo tais políticas públicas um caráter popular, inclusivo e democrático.

Por todos esses motivos, e mais ainda pela qualitativo diálogo que tivemos na reunião em Sergipe, reivindicamos uma participação efetiva e legítima nas reuniões do FONAPRACE. Garantindo esse diálogo, caminharemos para um horizonte em que as políticas públicas apontem para uma Universidade verdadeiramente democrática e voltada para os/as filhos/as da classe trabalhadora.

SENCENNE Coordenação Geral
sencebrasil@gmail.com

_ _ _ _ _ ________

Abaixo é a carta que escrevemos durante o XIII ENNECE 2009 (Natal, RN) para ler no encontro regional norte nordeste do Fonaprace que aconteceu em sergipe e teve a participação das/os estudantes a ue se refere a noticia da UnB.

Carta ao Fórum Norte-Nordeste de Pró-Reitores para Assuntos Comunitários e Estudantis


O movimento de Casas de Estudantes, organizado e representado aqui pela Secretaria Nacional de Casas de Estudantes Regional Norte e Nordeste – SENCENNE, articulado com o FEOP (Fórum de Estudantes de Origem Popular), a ACEB (Associação de Casas do Estado da Bahia) e todos/as participantes do XIII ENNECE – Encontro Norte e Nordeste de Casas de Estudantes realizado em Natal/RN, no período de 03 a 07 de setembro de 2009, reafirmou o FONNAPRACE como um espaço importante para debater a criação e a execução de políticas de Assistência Estudantil. Nesse sentido, entendemos como fundamental a participação dos/das estudantes nesse fórum, a fim de fomentar o debate acerca de tais políticas.

Gostaríamos ainda de legitimamente avançar na concepção de uma Assistência Estudantil na qual os/as estudantes deixem de ser sujeitos/as e passem a ser protagonistas, para que tais políticas públicas possam adquirir um caráter popular, inclusivo e democrático.

Por todos esses motivos reivindicamos uma participação efetiva e legítima nas reuniões do FONNAPRACE. Garantindo esse diálogo, caminharemos para um horizonte em que políticas públicas apontem para uma Universidade verdadeiramente democrática e voltada para os/as filhos/as da classe trabalhadora.


ASSINAM ESTE DOCUMENTO DELEGAÇÕES REPRESENTANTES DAS SEGUINTES UNIVERSIDADES:

UFBA, UFS, UNEB, UFPA, UFPI, UFRN, UFAL, UFPE, UFRPE, UFC, UFPB.

Noticia enviada por Idayana
Danilo feop/se
Sencenne coord. geral

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes