sexta-feira, 12 de junho de 2009

Carta do Ato do XII Ennece 2008 São Cristóvão (SE)

XII ENNECE - Encontro Norte e Nordeste de Casas de Estudantes
RESIDENTE, IDENTIDADE E LUTA... UM ENCONTRO DE VIVENCIAS

Nós, residentes universitários, participantes do XII Encontro Norte e Nordeste de Casas de Estudantes – ENNECE reivindicamos junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis a construção da casa unificada de residência universitária de São Cristóvão, visto que o modelo atual apresenta uma série de problemáticas, a saber:

1 – A distancia entre as casas e a universidade tem diversas conseqüências negativas tais como o alto custo com o deslocamento dos moradores das residências e a precarização do estudo uma vez que causa um desgaste enorme ter de passar o dia inteiro na universidade. Isso é uma contradição já que os estudantes comprovam baixa renda e tem acesso à residência justamente para garantir uma permanência na universidade com qualidade.

2 – A procura de apartamento para a locação, fiador e aluguel são de responsabilidade dos próprios estudantes, o que é um absurdo, pois como atribuir isso a estudantes de origem popular!

3 – O modelo atual de aluguel de casas faz com que o dinheiro público seja destinados a particulares.

4 – A fragmentação das casas dificulta a organização estudantil, um direito reconhecido nas normas internas da UFS. Também impede a formação e reconhecimento dos residentes de sua própria identidade, o que é uma violência cultural. Estes dois pontos refletem numa deficiência na formação política e cidadã dos estudantes.

5 – A identidade também é violentada diante do choque psicológico que o estudante sofrem ao sair de rua realidade social e ser inserido num contexto que ele não faz parte, uma vez que a grande maioria das residências são alugadas em bairros nobres de Aracaju.

6 – A bolsa destinada ao pagamento dos custos de manutenção da residência está defasa, visto que a mais de 5 anos não tem reajuste.

7 – O estudante noturno se precisar ir à universidade pela manhã é obrigado a ficar o dia todo, além do perigo de voltar tarde para casa.

Propomos a unificação da casa de residentes no campus pelos seguintes motivos:

1 – Eliminação dos custos com transporte.

2 – Poderemos ter maior acesso à biblioteca e maior contato com a comunidade universitária, o que representará um aumento significativo no aproveitamento acadêmico.

3 – Não andar sobrecarregado de peso, pois o que precisar usar é só ir em casa buscar.

4 – Reconhecimento, construção e formação da identidade do ser residente.

5 – Mais segurança para os estudantes.

6 – É o investimento do dinheiro público na universidade.

Nesse sentido, nós moradores de casa de estudantes do Norte e Nordeste aqui representados, exigimos que a administração desta universidade assuma o compromisso da construção da residência unificada, devendo o projeto ser discutido e elaborado em conjunto com os estudantes.


SENCE – Secretaria Nacional de Casas de Estudantes
São Cristóvão, 12 de setembro de 2008.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes