sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Jornal da CEU (USFC) Conheça a nossa CEU pt2

CEU FEMININA

Você já ouviu falar de uma casa muito engraçada? Pois é, quero lhe contar sobre uma casa que pode até ser engraçada, dependendo do seu olhar, mas que é acima de tudo divertida, acolhedora, afetuosa, questionadora, astuciosa, politizada, persistente, comprometida... porque assim são suas moradoras! Quero lhe contar sobre uma casa pública, onde moram mulheres singulares; uma casa coletiva, mas que é muito familiar! Eis, então, que vou te falar de uma casa histórica, ou melhor, de lutas e conquistas históricas! Esta é a nossa Casa da Estudante Universitária!

Foi fundada em 1962 e a princípio era vinculada à Igreja Católica, por isto se chamava Casa da Estudante da Juventude Católica de Florianópolis (CEJCF). Em 1968 foi oficializada como casa de estudantes, tendo sido desvinculada parcialmente da intervenção da Igreja naquela mesma década, quando passou a se chamar “Casa da Estudante Universitária (CEU)”.

A CEU abrigava 23 moradoras procedentes de cidades do interior de Santa Catarina, localizava-se na Rua Esteves Júnior, no centro de Florianópolis e o aluguel era mantido pela Secretaria da Educação do Estado.

Ah! Quero te contar também que o prédio antes de abrigar a CEU, era da antiga Faculdade de Filosofia, tendo sido transformada em Moradia Estudantil sem passar por qualquer reforma. Assim, com o passar dos anos a casa ficou em péssimas condições! ...Ora! Já era uma casa com mais de 120 anos!!!

A partir de 1981 as moradoras passam a viver sob a incerteza e ameaça constante de despejo. A permanência das moças na casa era sempre duvidosa visto que a Secretaria da Educação anunciava que não pagaria mais o aluguel da casa, ou seja, desresponsabilizaria-se totalmente por sua manutenção, situação que se estendeu por quase quinze anos!

Em 1984 já havia a previsão de começar a construir a Moradia Estudantil da UFSC, que se inicia em 1985 com a construção da primeira parte da Moradia: o Centro Comunitário Estudantil. Só em maio de 1994 foi finalizado e inaugurado este espaço, que logo em seguida não seria mais “Centro Comunitário” e sim “Casa da Estudante Universitária”!

Verdade! Imaginem que no dia 20 de agosto daquele mesmo ano, as 23 moradoras da CEU (da Rua Esteves Júnior) que estavam vivendo sob péssimas condições (falta de segurança, umidade nas paredes, instalações elétricas danificadas, canos entupidos...) ocuparam o Centro Comunitário que apesar de ser novo apresentava uma estrutura interna problemática: não havia divisórias, nem móveis e o banheiro funcionava precariamente.

Assim, o que era para ser Centro Comunitário acabou se transformando na Casa Feminina da UFSC (CEU-Feminina), cuja estrutura pouco se alterou. Hoje vivem na casa 33 moradoras vindas de diferentes cidades de Santa Catarina e de outros estados do Brasil. São 12 quartos: 9 com 3 moradoras e 3 menores com 2 moradoras cada. É importante frisar que a casa sempre se construiu e se solidificou (não só sua estrutura física, mas sua construção humana - "residência") com base em muita discussão, participação, mobilização e luta de todas as meninas que passaram por ela nesses 47 anos.
Viram!? Esta é a nossa Casa! Uma casa de um grande coletivo que compartilha aprendizagens e ensinamentos, discussões e acalentos, choros e risos, desafios e conquistas! Venham nos visitar, porque A CASA É NOSSA!

CASINHA DE TIJOLOS
O módulo II da Moradia Estudantil é hoje uma casinha de tijolos à vista com "capacidade" para oito moradores. Antes mesmo de o prédio ser concluído, esse módulo recebia a denominação de "Iglu", estava localizado em frente ao portão de acesso da CEU e abrigava estudantes e também o "zelador" da moradia, o Seu Zézinho.

Posteriormente, o Iglu foi demolido e seus moradores foram transferidos para outra construção, utilizada até então como sede da Administração da CEU. Primeiramente, a casa foi dividida entre o Seu Zézinho e uma moradora que foi transferida para esse módulo por ter engravidado e dado a luz enquanto residia na CEU. Em seguida, após a saída dessa moradora, a sede foi "remodelada" e os moradores do Iglu realocados para esse novo módulo. Inicialmente, além do quarto individual do Seu Zézinho, a casa contava com três quartos, sendo dois ocupados por duplas de estudantes e outro ocupado por um trio. Com a aposentadoria do Seu Zézinho, o quarto foi "redesenhado" para ser ocupado por dois moradores, desafogando o quarto que abrigava três pessoas.

Os quartos do módulo II são repartidos por divisórias e o módulo conta com dois banheiros para oito moradores. Também foi construída uma lavanderia e recentemente a cozinha foi reformada. Os moradores são felizes com sua "casinha" e o cultivo da horta foi retomado em parceria com moradores do prédio. Atualmente somos físicos, filósofos, economistas, cineastas, literatos e pessoas de muito bom humor quando chega a sexta-feira.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes