sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ditadura na CEU-FURG

Caros Companheiros, estamos passando por um momento muito difícil, na nossa universidade e Principalmente na nossa casa.

O nosso Reitor se reelegeu sem eleição, apenas por indicação, mas a universidade fica em uma inercia e só reclama pelos corredores, mas o problema maior é na nossa casa:

--Não podemos mais receber visitas para dormir aqui, apenas se tivermos uma altorização deles, com 24 horas de antecedência, e nem sempre ele autorizam;
--Nâo pode se consumir bebidas alcólicas;
--Não podemos realizar festas
--Nem uma pessoa que não for morador pode ficar na casa depois da meia noite, mesmo sendo estudante da universidade;
-- Não podemos mais hospedar moradores de outras casas do estudante;
--Alguns moradores estão sento coagidos e todos estamos tendo nossa privacidade invadida, entre outras coisas, em fim estamos passando por uma verdadeira ditadura.

Logo meu e-mail tem o intuito de divulgar e pedir todas as formas de ajuda possivel, pois não sabemos o que fazer diante de tudo isso, pois eles já deixaram bem Claro que não estão abertos a negociação.

Desde já agradeço a todos os companheiros!
Enviado por Maria Izabel (Carioca)

-----------
quem é o responsável pela gestão da Casa? são os moradores ou a reitoria? tem um fiscal morando aí?

o q eu posso dizer é pra vcs passarem a não aceitar mais este tipo de situação, afinal se a universidade é nossa a casa tambem é, e pensem uma estratégia de luta.

Defendam a autonomia política e administrativa da CEU, no minimo.
Façam uma campanha tipo CADÊ A DEMOCRACIA NA FURG???

Vcs chegaram a conversar com o DCE, DAs, se tiver como autoconvoquem um conselho de DAs e passem a discutir essas questões, mas não só nesses espaços, em todos que conseguirem, pra acumular forças e fazer muita luta!! Isso tudo é inaceitável!!

Além da Assistência ser precária, vcs ainda estão sendo alvo de uma política repressora, onde o jovem estudante não é visto como um sujeito de direitos (onde a Assistência não está sendo entendida enquanto parte do direito a educação, e nem asseguradas simples liberdades pessoais a vcs), mas sim como alguém a ser tutelado pelo estado/reitoria.. Geralmente existe um forte preconceito com as CEUs, como espaços de libertinagem, promiscuidade, drogadição.. mas aí já é demais!!

Aqui em santa maria, no ano passado a reitoria reafirmou o regimento que proibe o consumo e a venda de bebidas no campus, proibindo a boate da Uniao Universitária (que faziamos duas por semestre). Daí em decorrência dessa pauta, mas principalmente pela ampliação de vagas com o Reuni, fizemos por meio do DCE, DAs, projetos de extensão populares e diretorias das CEUs uma campanha pela Assistência Estudantil, onde após alguns atos em que conseguimos a realizaçao de audiências públicas abertas pra todos com a reitoria, tivemos vários avanços (construção de um novo RU, término de mais um bloco da CEU, retorno da Boate da união, mas ainda faltam outras coisas, como redução da multa da biblioteca, ampliação do horário noturno..)

agora estamos passando pelo processo de eleição pra reitor, onde o DCE, Assufsm e Sedufsm (sindicatos dos servidores e docentes) é q estamos compondo a Comissão de Consulta Paritária a Comunidade e organizando toda a eleição, q depois repassará o resultado aos conselhos superiores que referendarão o resultado - pois todo esse processo de acordo com a LDB de 96 é ilegal né..

Então, o que eu posso dizer é isso, contem com todo o apoio do movimento de Casas, especialmente da região sul, mas procurem se articular aí e rearticular o ME da FURG, caso contrário a tendência é vcs serem patrolados cda vez mais. Isso tudo tem que ter volta!!

Se conseguirem bastante gente (não só da casa) inclusive pode-se pensar em radicalizar nas manifestações, ocupar a reitoria, mas pra que isso se viabilize é necessário um forte acumulo de forças prévio, com muito debate na base e luta real a partir disso, caso contrário vcs podem sair é mais queimados e desarticulados ainda..

Não existe uma fórmula pra tudo isso, mas é preciso dar um ponta-pé inicial, e para aglutinar setores de fora da CEU, casar o conjunto de reivindicações com outras questões concretas que digam respeito aos estudantes da FURG, pra assim traze-los pra luta tambem.

há braços!
Pedro
DCE UFSM
CEU II

-------
danilo feop/se
sennece sec genero

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes