segunda-feira, 4 de maio de 2009

Moção de repúdio à homofobia praticada na UFMG

Secretaria de Gênero - Regional Norte Nordeste de Casa de Estudantes

Danilo Kamarov, UFS

MOÇÃO DE REPÚDIO À HOMOFOBIA PRATICADA NA UFMG
por Luis Ferreira*

É inadmissível que dentro da Universidade, onde trabalha-se com a formação de indivíduos de pensamento crítico, haja atos de homofobia e que estudantes não possam exprimir sua orientação sexual.

Numa gama de diversas pessoas e pensamentos que a Universidade abrange precisamos aprender a lidar com as diferenças – não podemos ser intolerantes com o outro.

Quando um(a) aluno/a procura auxílio à moradia estudantil e consegue, ela/e tenta construir um lar digno na sua nova residência, que respeite as suas decisões. E é dentro deste lar que deve-se começar a mudança social.

Em pleno século XXI, com o avanço da sociedade, observarmos um ato desumano e estúpido como este é de deixar-nos perplexos. Não podemos tolerar que estudantes homofóbicos continuem a atacar seus/suas colegas gays, deve-se tomar atitudes drásticas com estas/es estudantes. E ainda mais, temos que trabalhar com a conscientização e aceitação da diversidade sexual, senão gestos como estes – que acontecem todos os dias – continuarão sempre a se repetir. E também cabe às/aos homossexuais que sofreram agressões nas casas estudantis denunciarem porque assim atitudes como estas deixarão de acontecer e medidas cabíveis serão tomadas.

Podemos e devemos lutar pela dignidade social das/os homosseuxais, não só nas casas estudantis, mas em todos os setores sociais.

Igualdade de gênero é um direito de todos/as!


* Luis Ferreira é acadêmico de História na Universidade Federal de Sergipe e divide a residência estudantil autônoma “Gomorra” com Danilo Kamarov. No primeiro final de semana após a agressão na UFMG ele e um colega foram alvos de intensos ataques homofóbicos demonstrando mais uma vez que estes, infelizmente, não são casos isolados.


Danilo, ufs
Sencenne Secretaria de gênero
feop

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes